Visão Geral
Oscillococcium é um remédio homeopático de marca utilizado no tratamento da gripe. Tomado ao primeiro sinal de sintomas semelhantes aos da gripe, diz-se que o Oscillococcinum ajuda a aliviar os sintomas e a encurtar a duração da gripe. No entanto, a investigação para apoiar este objetivo é limitada.
O oscilococcinum é feito a partir de extratos de coração e fígado de pato, que se creem na medicina homeopática como reservatórios do vírus da gripe.
O remédio é preparado utilizando 200 diluições. A primeira mistura contém 1% do extrato de pato, a segunda contém 1% da primeira mistura, a terceira contém 1% da segunda mistura e assim por diante até sido diluída 200 vezes.
Como é que funciona?
O Oscillocossium é um produto homeopático. A homeopatia é um sistema de medicina estabelecido no século XIX por um médico alemão chamado Samuel Hahnemann. Os seus princípios básicos são que “como trata como” e “potenciação através da diluição”. Por exemplo, na homeopatia, a gripe seria tratada como diluição extrema de uma substância que normalmente causa gripe quando ingerida em doses elevadas. Um médico francês descobriu o oscillococcinum enquanto investigava a gripe espanhola em 1917. Mas estava enganado que os seus “oscillococci” eram a causa da gripe.
Os praticantes de homeopatia acreditam que as preparações mais diluídas são as mais potentes. Muitas preparações homeopáticas são tão diluídas que contêm pouco ou nenhum ingrediente ativo. Por consequência, não se espera que a maioria dos produtos homeopáticos atue como drogas ou tenha interações medicamentosas ou outros efeitos nocivos. Quais efeitos benéficos são controversos e não podem ser explicados pelos métodos científicos atuais.
As diluições 1 a 10 são designadas por um “X”. Portanto, uma diluição 1X=1:10 ou uma parte de um ingrediente ativo em 10 partes de água; 3X= 1:1.000.000. Diluições de 24X ou 12C ou mais contêm zero moléculas do ingrediente ativo original. O Oscilococcinum é diluído até 200C.
Benefícios o Oscillocossium para a saúde
Com base na teoria de que “como curas como”, esse método de homeopatia visa tratar doenças através da administração de doses muito pequenas de uma sustância que produz sintomas característicos da doença que está a ser tratada. De acordo com a filosofia homeopática, estas doses altamente diluídas podem ativar os mecanismos inatos de auto-cura do organismo.
Embora um pequeno número de estudos sugira que o Oscillococcinum possa ter alguns efeitos benéficos para as pessoas com gripe, não há provas de que o remédio possa prevenir a gripe ou servir como tratamento de primeira linha para o vírus.
Uma revisão de 2015 encontrou apenas dois ensaios contendo informação suficiente para permitir a extração de dados, e o riscos de enviesamento nestes dois ensaios não era claro. Estes dois estudos não encontraram provas que apoiassem o uso preventivo do Oscillococcinum. Uma revisão anterior de sete estudos, incluindo 2.265 pacientes, não encontrou provas de que o Oscillococcinum possa prevenir a síndrome da gripe.
Usos e Eficácia
Evidência insuficiente para:
- Gripe. Não há provas fiáveis de que a toma de Oscillococcinum possa prevenir a gripe. Contudo, em pessoas com sintomas de gripe, há algumas provas de que o Oscillococcinum pode ajudar as pessoas a ultrapassar a gripe mais rapidamente, mas apenas em 6 ou 7 horas. Isto pode não ser de grande importância. A fiabilidade desta descoberta é também questionável devido a falhas na conceção do estudo e a preconceitos relacionados com a empresa que fabrica o produto.
- Constipação comum
- Gripo H1N1 (Suína)
São necessárias mais provas para classificar o Oscillococcinum para estas utilizações.
Efeitos Secundários do Oscillococcinum
O Oscillococcinum normalmente não causa efeitos adversos. Contudo, em alguns casos, os pacientes podem sentir-se ligeiramente pior depois de começarem este tratamento homeopático. Num caso, o uso de Oscillococcinum estava ligado ao desenvolvimento de angioedema secundário a uma reação alérgica.
Apesar do baixo risco de efeitos secundários, é importante ter cuidado quando se utiliza Oscillococcinum para tratar a gripe. Uma vez que o vírus da gripe pode levar a complicações como pneumonia, uma condição potencialmente fatal, deve procurar cuidados médicos se sentir sintomas de gripe como tosse, dores de garganta, dores musculares, fadiga, dores de cabeça e febre alta.
Os suplementos não foram testados quanto à segurança. E como em grande parte não são regulamentados, o conteúdo de alguns produtos pode deferir do que está especificado no rótulo do produto. Tenha também em mente que a segurança dos suplementos para mulheres grávidas, mães lactantes, crianças, e pessoas com condições médicas ou que estejam a tomar medicamentos não foi estabelecida.
Precauções e Avisos Especiais com o Oscillococcinum
Gravidez e amamentação: Este produto não foi estudado em mulheres grávidas ou em período de amamentação. No entanto, é um produto homeopático e não contém nenhuma quantidade mensurável de ingrediente ativo. Assim, não se espera que este produto cause qualquer efeito benéfico ou prejudicial.
Dosagem de Oscillococcinum
O Oscillococcinum é embalado como porções individuais de 0,04oz (1,14 mg) de tamanho de cápsulas de dissolução rápida que devem ser colocadas debaixo da língua e deixadas a dissolver.
As instruções do pacote indicam que deve ser utilizado de seis em seis horas e não mais que três vezes por dia. O produto é indicado para adultos e crianças a partir dos 2 anos de idade.
Para aqueles com sensibilidades ou considerações de saúde, note que este produto contém lactose e sucrose (açúcar). Também contém produtos de origem animal, pelo que deve ter isso em mente ao seguir uma dieta vegetariana ou vegan.
Preço
Em Portugal, o Oscillococcinum custa certa de 16 euros (6 cápsulas). A embalagem de 30 doses custa cerca de 30 euros.