web analytics

O Que Saber Sobre as Cetonas Exógenas

Cetonas exógenas

As Cetonas exógenas são cada vez mais faladas e parte das dietas modernas. A dieta ketónica, a que a maioria das pessoas chama dieta keto, é uma dieta rica em gordura e muito baixa em hidratos de carbono.

Este tipo de dieta encoraja um estado metabólico chamado cetos, em que o corpo queima gordura em vez que hidratos de carbono como a sua fonte de energia primária.

O processo de queima de gordura resulta na produção de subprodutos de ácidos gordos chamados cetonas. Estas são as substâncias que o organismo utilizada para produzir energia quando os hidratos de carbono são escassos.

A dieta keto é altamente restritiva. Muitas pessoas têm dificuldade em aderir à dieta e, portanto, não conseguem atingir a cetose. As cetonas exógenas são suplementos que podem ajudar uma pessoa a alcançar a cetose, ao mesmo tempo que são ligeiramente menos rigorosas em relação ao que comem.

A Food and Drug Administration (FDA) não regulamenta o mercado de suplementos exógenos de cetonas. Por consequência, nem eles nem outras agências reguladoras testam ou avaliam os suplementos de cetona quanto à segurança, pureza ou eficácia.

Além disso, os investigadores não têm a certeza se as cetonas exógenas têm o mesmo efeito que as cetonas que o corpo produz naturalmente.

Neste artigo, esboçamos a eficácia e segurança de cetonas exógenas.

Tipos de Cetonas Exógenas

Muitas lojas de produtos alimentares saudáveis vendem cetonas exógenas (EK) sobre o balcão. Existem vários tipos diferentes de EK. Estes incluem:

Ésteres Cetónicos

Os ésteres cetónicos são o tipo mais potente de EK. Como resultado, podem causa períodos de cetose mais longos do que outros suplementos de EK.

No entanto, os ésteres cetónicos podem ser muito caros de comprar, e normalmente têm um sabor forte e desagradável.

Sais cetónicos

Os fabricantes de suplementos fazem sais cetónicos adicionando cetonas artificiais aos eletrólitos, tais como cálcio, magnésio, potássio e sódio.

Os sais cetónicos estão disponíveis em várias formas, incluindo bebidas, comprimidos e pós.

Estes EKs específicos podem aumentar os níveis de eletrólitos. Níveis mais elevados podem ser prejudiciais se uma pessoa tiver uma condição médica, tal como doença renal, que afeta a sua capacidade de regular os eletrólitos.

Enquanto os sais cetónicos induzem a cetose, este estado metabólico não costuma durar tanto tempo como acontece com os ésteres cetónicos.

Outros suplementos semelhantes

Os triglicéridos de cadeia média (MCTs) não são tecnicamente um tipo de EK, mas têm efeitos semelhantes.

O corpo absorve rapidamente os MCTs. Após esta absorção, o fígado converte os MCTs em cetonas.

No entanto, uma pessoa não entrará em cetose ao tomar MCTS sozinha. Terá de seguir uma dieta cetogénica ou tomar outros suplementos EK para induzir a cetose por completo.

Eficácia das Cetonas Exógenas

Os investigadores realizaram vários estudos sobre os potenciais benefícios de tomar EKs.

EKs para cetose

Um estudo de 2017 investigou os efeitos dos EKs no metabolismo humano. Os investigadores pediram a 15 participantes saudáveis que consumissem bebidas que continham ésteres cetónicos ou sais cetónicos. Ambos os tipos de EK induziram um nível de cetose nos participantes.

No entanto, este estudo envolveu apenas um pequeno número de pessoas. É necessária mais investigação para estabelecer a exatidão dos resultados.

Cetonas Exógenas

EKs para um melhor desempenho atlético

Outro uso potencial para cetonas exógenas é no desempenho atlético. Uma atividade física prolongada pode resultar numa falta de fornecimento de oxigénio aos músculos, o que leva a um aumento na produção de ácido láctico. O excesso de ácido láctico pode fazer com que os músculos se sintam doridos e fracos.

Como os autores de um estudo de 2016 observam, as cetonas exógenas funcionam como uma fonte de energia alternativa para o corpo durante o exercício intensivo. Como tal, ajudam a reduzir a produção de ácido láctico.

Os resultados do estudo sugeriram que as cetonas exógenas poderiam melhorar o desempenho atlético de uma pessoa em cerca de 2%. As pessoas mais suscetíveis de beneficiar deste aumento são os atletas de elite e de resistência.

ECs para doenças psiquiátricas e epilepsia

Algumas pessoas seguem ima dieta keto por outras razões para além da perda de peso. Por exemplo, pessoas com epilepsia têm usado a dieta ketogénica durante muitos anos para ajudar a reduzir o número e a gravidade das convulsões.

Os médicos também testaram se a dieta poderia ajudar a minimizar os sintomas de distúrbios psiquiátrico, como por exemplo:

  • Esquizofrenia
  • Distúrbio Bipolar
  • Ansiedade

Os especialistas acreditam que estas perturbações podem ser em parte devidas a mudanças no metabolismo que afetam o cérebro. Exemplos incluem:

  • Alterações na libertação de químicos cerebrais chamados neurotransmissores
  • Aumento da Inflação
  • Metabolismo anormal da glicose no cérebro

Alguns especialistas teorizam que os efeitos de alteração do metabolismo das EC podem ajudar a tratar estas perturbações. No entanto, poucos estudos têm investigado esta ideia.

Uma revisão de 2019 da investigação disponível sugere que os EC afetam os níveis de certos neurotransmissores no cérebro, reduzindo assim alguns dos sinais de doença psiquiátricas.

Segurança com as cetonas exógenas

A toma de suplementos de cetonas pode causar uma perturbação extrema do estômago em algumas pessoas. Este efeito secundário pode limitar o número de suplementos que uma pessoa pode tomar.

O consumo de sais cetónicos também aumenta o risco de desequilíbrios eletrolíticos. Os eletrólitos são vitais para a condução de sinais elétricos nos músculos e neurónicos. Por exemplo, os eletrólitos ajudam o coração a manter um ritmo regular.

Alguns médicos receiam que a dieta cetogénica reduza os níveis de açúcar no sangue, o que pode levar à hipoglicemia, que pode fazer uma pessoa sentir-se fraca e letárgica. Além disso, os sais de cetona que contêm sódio podem ser perigosos para pessoas com tensão arterial elevada. A dieta cetogénica também pode causar desidratação.

Quando tomar Cetonas exógenas

A maioria das dietas keto encoraja o jejum, uma vez que passar sem comida ajuda a induzir a cetose. Muitas pessoas que seguem a dieta keto tomam suplementos de EK enquanto jejuam. Por exemplo, uma pessoa pode tomar os suplementos quando acorda de manhã.

Algumas pessoas podem tomar EKs antes de se exercitarem, particularmente antes dos eventos de resistência. Tomar EKs desta forma pode ajudar a melhorar o desempenho atlético.

Uma pessoa que é a nova na dieta keto pode experimentar um “nevoeiro keto” ou “gripe keto”. Estes termos referem-se à sensação de estar desidratado, cansado e preguiçoso. Algumas pessoas acreditam que a ingestão de cetonas exógenas pode reduzir estes efeitos secundários iniciais e ajudar a acelerar a cetose.

Notas finais sobre as Cetonas Exógenas

Estudos atuais mostram que as cetonas exógenas podem ajudar a induzir cetose em pessoas que desejam perder peso ou melhorar o seu desempenho atlético.

No entanto, é irrealista uma pessoa pensar que pode comer o que quiser enquanto usa EKs para manter a cetose. As cetonas exógenas não suscetíveis de induzir ou manter a cetose juntamente com uma dieta inadequada.

Se uma pessoa estiver a pensar em tomar EKs, deve falar primeiro com um médico. O médico testará o equilíbrio eletrolítico da pessoa e avaliará se os suplementos são seguros de utilizar juntamente com quaisquer outros medicamentos que a pessoa esteja a tomar.

etonas exógenas

OUTRAS QUE VAI GOSTAR