web analytics

Hélio Pereira vence em Famalicão

Hélio Pereira abriu a ganhar a nova época de Stunt Riding. O êxito foi obtido em Famalicão, onde seis pilotos proporcionaram um bom espectáculo de acrobacias. O actual vice-campeão da modalidade triunfou destacado, mas para o segundo lugar a diferença foi mínima entre dois concorrentes.

Muito público esteve na Avenida de França, em Famalicão, para assistir à jornada de abertura do Campeonato Nacional de Stunt Riding. Na recta com 160 metros de extensão evoluiram seis pilotos, que após os treinos matinais enfrentaram durante a tarde as duas mangas de prova.

Como é sabido, o figurino da primeira manga foi completamente remodelado face ao visto até à época transacta, e se os pilotos ainda revelaram alguma natural falta de adaptação ao estilo que se pretende nessa fase da prova, certo é que tal adequação evoluirá no decorrer do Campeonato.

Vice-campeão em título, Hélio Pereira começou logo a ganhar vantagem nessa primeira manga, pois então registou 114 pontos, mais 19 que o segundo colocado, Fábio Paulino. Este último, por sua vez, impunha-se a Bruno Mendonça por 4 pontos, e a Carlos Oeiras por 6 pontos.

O domínio exercido por Hélio Pereira teve continuidade na segunda manga, na qual confirmou uma vitória folgada. Já o segundo posto foi objecto de luta cerrada, pois Bruno Mendonça recuperou a ligeira desvantagem que trazia e bateu Fábio Paulino apenas por 1 ponto no total das duas mangas. Além disso, Carlos Oeiras confirmou o 4.º lugar, enquanto Flávio Silva – a debater-se com problemas de motor na sua moto – teve de contentar-se com a 5.ª posição diante do estreante Marco Franco.

Acrocabias começam em Famalicão

O Campeonato Nacional de Stunt Riding vai arrancar no próximo Sábado, em Famalicão. Será a primeira das nove jornadas englobadas nessa competição, que promete belas e inovadoras acrobacias numa modalidade cuja palavra de ordem é Espectáculo!

Para abrir a campanha 2011 do Stunt Riding surge uma prova nova no calendário, em plena cidade de Famalicão, mais exactamente na Avenida de França. Na Sexta-feira à noite o ambiente começa a aquecer em treinos de adaptação à recta com 160 metros de extensão. Já no Sábado os treinos livres começam às 10h30, e a prova tem início marcado para as 14h30, com organização do Clube Motard Os Escorpiões.

Este ano o regulamento do Stunt Riding foi alterado de forma significativa no que respeita à primeira manga. Em vez de exercícios livres, os concorrentes podem desde logo escolher o seu repertório, pois nessa manga serão avaliados pelo número de figura executadas, consoante os seguintes parâmetros: apresentação, perfeição de execução nas figuras, fluidez nas manobras, sequência de manobras e destreza. O tempo máximo para o efeito é de 8 minutos. A propósito, quem colocar o pé no chão receberá 5 pontos de penalização.

Já a segunda manga mantém o seu carácter livre, sendo os pilotos avaliados pelo género de figuras executadas, conforme seis parâmetros: direcção e sentido da manobra, equilíbrio, adrenalina, sequência das manobras, grau de dificuldade nas figuras, inovação e criatividade. Em qualquer das mangas, a queda será penalizada com 5 pontos.

No conjunto das nove jornadas do Campeonato, significativa novidade: as três em Braga integram um forte programa motociclístico, que também engloba provas de Velocidade e Supermoto no complexo do CAM. Para já, a adrenalina vai começar a subir com a primeira “série” de acrobacias, no próximo Sábado, em Famalicão.

OUTRAS QUE VAI GOSTAR