web analytics

Novidades da Red Bull Rookies Cup

Ivo Lopes atraiçoado pela chuva

Ivo Lopes teve outra jornada para esquecer devido às condições de piso húmido, conjugadas com os pneus utilizados em Mugello. O jovem da Amadora fechou a classificação da corrida, e tal como na ronda anterior não conseguiu marcar pontos neste “Red Bull Rookies Cup”

A chuva voltou a influenciar a actuação dos jovens participantes no “Rookies Cup”. Graças a ela, em Mugello a segunda sessão de treinos foi cancelada, e com o resultado da primeira Ivo Lopes ocupou a 10.ª posição na grelha de partida.

Tal como já tinha acontecido na ronda anterior, em Assen, ontem voltou a chover antes da partida. Os pilotos entraram em pista com pneus para piso molhado, mas na volta de reconhecimento perceberam que o asfalto estava húmido e iria secar se não voltasse a chover. A organização não quis retardar a partida, impossibilitando a troca de pneus, e assim começou a corrida.

Ivo Lopes fez um arranque normal, mas depressa ficou patente que não sentia o justo “feeling”, nas condições referidas, para desenvolver o rendimento habitual. Com o asfalto a secar progressivamente e o tipo de pneus utilizados, Ivo não encontrou a devida adaptação. Se na primeira volta era 13.º, após quatro passagens à pista já fechava o pelotão em 23.º. Assim, foi 22.º e último na corrida, a 42,3s do… penúltimo classificado, e a 1m13,1s do vencedor, Arthur Sissis.

Pela segunda vez consecutiva Ivo Lopes ficou sem marcar pontos, e assim baixou de 5.º para o 7.º lugar no Troféu Red Bull Rookies Cup, o qual tem agora nove corridas disputadas e cinco em falta.

Troféu: 1.º Arthur Sissis, 166 pontos; 2.º Lorenzo Baldassarri, 149; 3.º Alan Techer, 89; 4.º Lukas Trautmann, 78; 5.º Philipp Oettl, 72; 6.º Xavier Pinsach, 67; 7.º Ivo Lopes, 64; etc.


Rui Gonçalves continua em 7.º no Campeonato

Apesar de grandes arranques nas duas corridas, Rui Gonçalves acabou por ser 9.º classificado no G.P. da Suécia, mantendo a 7.ª posição no Campeonato do Mundo de Motocross, classe MX1

Nesta oitava jornada do Campeonato e ao contrário do habitual, Rui Gonçalves teve um estupendo arranque logo na primeira manga sueca, tanto que fez o “holeshot” – ou seja, negociou a primeira curva no comando do pelotão. Ainda nessa volta inaugural baixou ao 3.º lugar, que manteve durante sete voltas, e a partir da décima segunda fixou-se definitivamente no 9.º posto.

O piloto português voltou a largar bem na segunda manga, começando a função em segundo, mas nas passagens seguintes à pista de Udevalla foi ultrapassado por alguns adversários. A partir da sexta volta ocupou o 7.º posto, e na penúltima desceu ao 8.º lugar em que terminaria. O vencedor das duas corridas foi o francês Steven Frossard, sendo as diferenças para Gonçalves de 46,5 e 30,2s respectivamente.

“Fiz dois bons arranques, mas tive de lutar para encontrar o meu ritmo, num terreno cujos níveis de aderência eram baixos e não me inspiraram confiança,” explicou Gonçalves no final da prova. Com estes resultados, permanece no 7.º lugar do Campeonato, que continua já no próximo fim-de-semana, na Alemanha.

Campeonato MX1: 1.º Antonio Cairoli (KTM) 322 pontos; 2.º Clement Desalle (Suzuki) 312; 3.º Steven Frossard (Yamaha) 300; 4.º Maximilian Nagl (KTM) 250; 5.º Evgeny Bobryshev (Honda) 244; 6.º David Philippaerts (Yamaha) 225; 7.º Rui Gonçalves (Honda) 217; etc.

OUTRAS QUE VAI GOSTAR