Um trio de crossistas portugueses competiu em França na segunda jornada do “Europeu” de Motocross MX2. Embora nenhum deles tenha conseguido o apuramento para as corridas, a participação rendeu uma experiência muito útil para a evolução de Sandro Peixe, João Vivas e Henrique Nogueira.
A segunda ronda do EMX2 disputou-se no âmbito do G.P. de França. À descoberta da pista de Saint Jean D’Angely, num terreno com muitos regos, os lusitanos do “MX Júnior Pro” não conseguiram a habituação necessária para estar em bom ritmo na manga de qualificação.
Com o trio inserido no Grupo A, inicialmente Sandro Peixe ainda rodou perto dos lugares de apuramento directo, mas depois baixou até o 22.º posto final. Quanto a João Vivas e Henrique Nogueira, maus arranques condicionaram o desempenho, sendo Vivas 28.º, enquanto Nogueira desistiu a meio da prova. Na “Last Chance” os três pilotos não conseguiram surgir em posição de ficar entre os oito primeiros, que seriam os repescados.
Dpois desta segunda incursão além-fronteiras – pois já tinham estado também na jornada inaugural, na Holanda – Peixe, Vivas e Nogueira voltam à carga no próximo fim-de-semana, mas “a jogar em casa”, pois a terceira prova do EMX2 realiza-se em Águeda, no quadro do G.P. de Portugal. A experiência até agora colhida, aliada ao facto de desta vez conhecerem o “terreno de jogo”, deverá permitir ao trio um rendimento superior, sendo que mais quatro portugueses vão também participar nesta ronda do “Europeu”: Paulo Alberto, Daniel Pinto, Pedro Carvalho e Fábio Maricato.
Campeonato da Europa de Enduro
Felícia e Oliveira seguem a ganhar
Paulo Felícia e Luís Oliveira tiveram mais uma jornada de sucesso no “Europeu” de Enduro. A segunda jornada dessa competição disputou-se na Roménia, e se Oliveira ganhou à classe nos dois dias, Felícia fez o mesmo na segunda etapa, na qual conseguiu mesmo o êxito absoluto. Ambos os pilotos lideram as respectivas classes neste Campeonato da Europa.
A segunda de três jornadas do “Europeu” de Enduro teve lugar em Bacau, na Roménia, sob calor intenso. Entre cerca de uma centena de pilotos competiram os lusitanos do Team CRN/Yamaha/Motofundador, Paulo Felícia e Luís Oliveira, que voltaram a ter desempenho ao melhor nível.
No Sábado, Felícia começou por ser 2.º na classe E1 Sénior e 5.º na “geral”, mas no Domingo conquistou a vitória absoluta. “Hoje senti-me muito mais confiante, este percurso era muito perigoso e tinha uma “especial” enorme com muitas armadilhas. Ascendi ao comando do Campeonato, o que me motiva bastante para o resto das provas,” declarou o piloto transmontano.
Por sua vez, Luís Oliveira foi o mais rápido nos dois dias da classe E1 Júnior, e em termos de classificação geral registou consecutivamente os 3.º e 8.º lugares, contribuindo para este último uma queda sofrida. “Foi muito bom este resultado e um excelente treino para o ‘Mundial’, tivemos uma “especial” de 11 minutos que era muito desgastante,” disse Oliveira.
Com estes resultados, Luís Oliveira e Paulo Felícia encontram-se destacados no comando do “Europeu” nas respectivas classes, enquanto Felícia ascendeu à liderança na tabela absoluta. O Campeonato da Europa de Enduro termina em Setembro, de 16 e 18 desse mês, com uma jornada de três dias em França, estando os dois supracitados lusitanos em posição privilegiada para se sagrarem campeões.
Campeonato – Classe E1 Júnior – 1.º Luís Oliveira (Yamaha) 100 pontos; 2.º Guido Conforti (Yamaha) 74; 3.º Milan Engel (KTM) 63; 4.º Jacopo Cerutti (HM) 62; etc.
Classe E1 Sénior: 1.º Paulo Felícia (Yamaha) 97; 2.º John Seljord (Honda) 81; 3.º Maurizio Gerini (Husqvarna) 70; 4.º Alessio Paoli (Honda) 69;