Por mais que um golo seja o objetivo máximo do futebol, tal missão não é das mais fáceis. Ainda assim, existem jogadores que não temem a adversidade e conseguem marcar, não um, nem dois, tão pouco três, mas, sim, quatro golos na mesma partida. Os autores desses feitos, muitas vezes, ficam marcados na história do desporto-rei.
Um feito tão notório merece ter o seu próprio nome. Desta forma, quando ocorre a façanha de um mesmo jogador marcar quatro golos costuma-se dizer que o mesmo marcou um “poker”. A menção ao famoso jogo de cartas nasceu em Espanha e faz referência à terceira melhor mão do jogo, aquela que combina quatro cartas do mesmo valor.
Por mais distantes que possam parecer, o poker e o futebol partilham uma série de semelhanças. Ambos são desportos, um da mente e o outro físico.
Os dois são também amplamente praticados no mundo real e no ambiente virtual. No digital, o futebol impera nas consolas, em especial nos videojogos como o FIFA ou o eFootball, ou pelas Fantasy Leagues, onde os jogadores constroem equipas usando jogadores reais e um orçamento predefinido. Por sua vez, o poker domina a internet através de plataformas especializadas, que disponibiliza diversos modos de jogo, além de apresentar aos jogadores novos materiais sobre o jogo, como o valor das combinações, a ordem dos turnos, entre outros conteúdos.
Pode-se imaginar uma lista de nomes de grandes futebolistas com pelo menos um poker no currículo. Messi e Lewandowski, por exemplo, estão num seleto grupo de goleadores que bateram os guarda-redes quatro vezes na mesma partida.
Contudo, quando o assunto são os Campeonatos do Mundo, a seleção de estrelas muda e as lendas do passado ganham o lugar da frente de ataque.
Poker na história dos mundiais
Se conseguir um poker já é algo raro, alcançar tal feito num Campeonato do Mundo é ainda mais difícil.
Na final do Mundial de 2022, Kylian Mbappé marcou três golos, dois durante a partida e outro no prolongamento, um hat-trick de muito respeito. O jovem avançado também converteu uma das grandes penalidades finais, no entanto, nas regras do jogo esse golo não conta para alcançar o poker.
A lista dos jogadores com poker num campeonato do mundo é bastante seleta e conta com apenas 7 nomes, entre estes, claro, está o de Eusébio. Mas, já lá vamos!
O primeiro a conseguir um poker foi o polaco Ernest Wilimowski, o avançado fez quatro dos cinco golos da sua seleção, que, por incrível que pareça, terminou derrotada pelo Brasil, num eletrizante 5 a 6, no Campeonato de 1938, em França. Foi a única vez que um poker veio acompanhado de uma derrota na história do futebol.
No Campeonato de 1950, disputada no Brasil, a equipa da casa venceu a Suécia por 7-1, um placar que ainda não tinha o significado do mundial de 2014. O nome dessa partida foi Ademir, o avançado marcou quatro golos.
No mundial seguinte, em 1954, na Suíça, Hungria e Alemanha Ocidental fizeram um jogo de muitos golos, o resultado ficou 8-3 para os húngaros. Metade dos golos ficaram por conta do avançado Sándor Kocsis.
Já em 1958, no mundial da Suécia, a Alemanha Ocidental voltou a sofrer um poker, desta vez pelo francês Just Fontaine, garantindo assim o terceiro lugar para a França.
Depois de um pequeno hiato, o poker voltou a dar as caras num mundial. O responsável pelo regresso foi Eusébio.
No Campeonato do Mundo de 1966, jogado em solo inglês, Portugal teve pela frente a Coreia do Norte, nos quartos de final.
O Pantera Negra foi impiedoso, marcou quatro dos 5 golos da seleção portuguesa para decretar a vitória por 5-3 frente aos norte-coreanos. De recordar que a chuva de golos ajudou o Eusébio a sagrar-se o maior goleador do campeonato.
Vinte anos depois, no Campeonato do Mundo do México, o espanhol Emilio Butragueño foi responsável pelo último poker na história dos mundiais. “La Furia” enfrentou a Dinamarca nos oitavos de final e o avançado, na época jogador do Real Madrid, marcou quatro tentos na vitória por 5-1. Esta foi a última vez que um futebolista marcou 4 golos na mesma partida.
Uma menção ainda ao russo Oleg Salenko que marcou cinco golos no triunfo russo sobre a seleção dos Camarões em 1994, nos Estados Unidos.
Com efeito, o futebol continua a ser um dos desportos mais populares do planeta. A cada quatro anos, o Campeonato do Mundo reúne os melhores à procura da glória máxima. Por mais que um poker seja um feito em extinção, afinal de contas, o futebol moderno mudou radicalmente algumas regras do jogo, especialmente nos parâmetros defensivos e físicos, nada é impossível.
O próximo poker pode acontecer no Mundial de 2026, que será disputado em três países, Estados Unidos, México e Canadá. Em 2022, Kylian Mbappé, com 24 anos, quase conseguiu, será que na próxima tentativa, o francês conseguirá colocar o seu nome — mais uma vez — na história?