Será que o desporto também pode ser economia? Na verdade, tudo é economia e o desporto não é exceção. Principalmente em desportos de grande popularidade como é o caso do futebol, será exagerado afirmar que este consegue impactar a economia nacional?
Algumas notícias dão a informação de alguns dados relevantes como o futebol ter contribuído para o PIB nacional em 617 milhões na época 2021-2022. Dizem os entendidos que estes são valores positivos, mas incomparáveis com outros setores, algo que não será de admirar, num país que tem o turismo, por exemplo como um dos grandes focos.
No entanto, se analisarmos a questão mais a fundo, o futebol tem poder de influenciar o turismo – um dos grandes motores da economia nacional, nomeadamente quando é palco de grandes competições, ou quando grandes equipas estrangeiras jogam em Portugal. Além disso, o país é conhecido por produzir grandes jogadores, incluindo os melhores do mundo como Cristiano Ronaldo e muitos outros que dão bom nome a Portugal.
Tudo isto contribui para que o nome de Portugal seja levado para o exterior, chamando a atenção de possíveis investidores estrangeiros. Mesmo sendo de outras áreas, estes acabam por reconhecer valor em Portugal, investindo no país e, consequentemente, impactando a economia nacional.
Como captar interesse através do desporto
Primeiro é preciso realçar que o desporto nacional não se centra apenas no futebol. Existem muitos atletas nacionais com ótimas prestações nas suas modalidades, que levam o nome de Portugal para o mundo e que são motivo de grande orgulho.
A questão é que no fim, aquilo que importa para a economia é o que tem maior capacidade de gerar receitas e, nesse sentido, o futebol continua a ser o desporto rei. Alguns clássicos como o Benfica e Sporting têm uma importância que vai muito além do desporto. Este evento histórico de dois rivais centenários consegue parar o país seja em direto no estádio, seja em volta da televisão.
Este género de competições é mais apelativa do ponto de vista económico, por vários motivos. Primeiro porque as televisões disputem entre si os direitos televisivos para a transmissão do jogo. Não só permite que todos os fãs do jogo – mesmo no estrangeiro, possam assistir ao jogo, como oferece ao canal de televisão receitas ao nível de publicidade, por exemplo.
Do lado das marcas, encontram aqui uma ótima oportunidade de divulgação num período em que a probabilidade de serem vistas é muito grande.
Além das televisões, também outras plataformas conseguem rentabilizar este género de competições. Temos vários exemplos, como as plataformas dedicadas apenas ao streaming, ou as plataformas de apostas como as apostas desportivas Betway e outras que geram mais receitas em dias de clássicos.
Também as plataformas de apostas possuem geralmente espaços publicitários, onde, tal como na televisão as marcas podem usar para divulgar o seu nome, resultando em possíveis receitas.
Para além de todos estes exemplos, não podemos esquecer tudo o que gira em redor do desporto, nomeadamente de grandes competições, como material de merchandising dos clubes, maior ocupação nos alojamentos em competições importantes, maior movimento na restauração, entre outras coisas que juntas, contribuem para a economia nacional.
Neste sentido, sim, o desporto tem capacidade para impactar a economia de um pais.