Enquanto os clubes assobiarem para o ar a violência vai continuar a ser rasteirinha

23157327_965225866965814_8020172013600803355_o.jpg

O que aconteceu este domingo em Guimarães foi apenas uma situação absolutamente normal.

Explico.

Os nossos clubes genericamente não se importam de pagar multas de dez mil euros por causa de incidentes provocados por claques organizadas e desorganizadas. As claques, oficiais ou não, acabam sempre por dar jeito aos dirigentes desses mesmos clubes, seja como factor de pressão sobre treinador e jogadores, seja como suporte em assembleias gerais mais complicadas.

Os desordeiros e instigadores são conhecidos dos clubes e dos seus dirigentes mas ninguém lhes aponta o dedo. Por conveniência e medo.

Sobra sempre para a PSP, com o Estado a gastar verdadeiras fortunas no acompanhamento desses grupos de adeptos. Fortunas que davam, por exemplo, para melhorar muito a comida que se serve nas nossas cantinas escolares.

O futebol português sofre de um problema de hooliganismo escondido. Ninguém quer ver realmente o que se passa. Os dirigentes, e aqui também se inclui a Liga e a FPF, sacodem tudo para as autoridades. Mas, afinal, quem é dono dos estádios? Os clubes? A Liga? A FPF? O Ministério da Administração Interna?

O futebol português é hoje um couto destes hooligans de pacotilha, com muitos deles a fazerem vida do hooliganismo. Muitos são os próprios adeptos que se reveem neste tipo de comportamentos, logo que não sobre para eles.

Este clima de impunidade está a transformar os nossos estádios em campos de batalha. A violência latente já extravasa para os relvados e isto não é de ontem, acontece há muitos anos.

Já houve mortos, feridos muitos, pânico, terror, intimidação… O que acontece? Ligamos a televisão e vemos este ou aquele dirigente a atirar a primeira pedra à PSP ou à claque adversária.

Há milhares de euros envolvidos neste negócio do hooliganismo e muitos são os criminosos que nele se acolitam.

Haja coragem para atacar quem ataca com toda a força, doa a quem doer.

 

Fotos JOSÉ LACERDA

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s