“Não podemos perder isto por uma questão de dinheiro”, José Sócrates para Carlos Cruz, no processo do Euro 2004

Como todos deviam saber – sendo certo que a memória coletiva é curta… -, José Sócrates antes de ser primeiro-ministro foi ministro com a tutela do desporto. O seu maior feito glorificado: a conquista da organização do Campeonato da Europa de 2004. Curiosamente, num processo com contornos muito semelhantes à acusação do ‘Processo Marquês’. Foi o próprio Carlos Cruz quem revelou alguns, na sua autobiografia, publicada este ano.

“Em conversa com um amigo meu, presidente de uma multinacional, referi-lhe o nome do presidente da federação de um país que tinha grande influência na decisão da Comissão do Euro. […] Esse meu amigo, cuja multinacional tinha uma filial no país em questão, prometeu tentar obter informações sobre o indivíduo e a sua tendência de voto. […] Foi no bar do Hotel Ritz que ele me informou: teríamos o voto garantido daquele país e a promessa de que faria lóbi a nosso favor junto de várias federações do Leste; em contrapartida queria uma vivenda no Algarve no valor de 100 mil dólares. Fiquei estupefacto, mas não comentei e prometi fazer as necessárias consultas. Telefonar-lhe-ia depois para comunicar a decisão. Falei com Madail e José Sócrates e foi este que me disse: ‘Ó Carlos Cruz, não podemos perder isto por uma questão de dinheiro! Era o que faltava!’ Perguntei-lhe se aquela afirmação era um ‘sim’ à proposta. Se garantisse o voto, era. Telefonei ao intermediário e disse-lhe exactamente isso.”

Quase apostava que a moradia a vivenda no Algarve seria em Vale do Lobo mas o projeto ainda não estava em curso, penso eu de que. Ficamos também a saber que por uma questão de dinheiro não podemos perder nada!

transferir.jpg

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s