Como Marinho Neves conseguia adivinhar as nomeações dos árbitros

Está em crescendo o alarido em relação ao já chamado “Apito Amolgado”, resultante de uma série de mails de responsáveis do Benfica a que o FC Porto teve acesso. Esses mails revelam que na Luz existe uma preocupação real em relação aos árbitros potencialmente a nomear para os jogos do Benfica, ao ponto de o clube ter dado corda uma rede constituída sobretudo por antigos árbitros que fornecem um manancial de informação sobre os apitadores de serviço.

Isto parece-me que é factual.

Os nossos clubes estão sempre sedentos de informação em relação aos árbitros que apitam os seus jogos e aguardam a lista de nomeações sempre com a adrenalina lá em cima, convencidos de que podem, como aconteceu durante muitos anos, controlar a arbitragem a seu favor.

Recordo apenas um relato do jornalista Marinho Neves a este propósito. Ele que confessou que foi contactado por Dias da Cunha para o ajudar com a arbitragem. A história foi contada pelo próprio Marinho Neves, que durante seis anos, confessou, foi assalariado do Sporting.

“A minha missão era saber o que se passava por de trás de tudo e fazer relatórios periódicos sobre os árbitros portugueses”, revelou Marinho Neves a propósito de uma luta “contra o sistema”.

O sistema tem as costas largas mas os árbitros não. Só quem conheceu o nosso futebol há 30 anos consegue perceber que muito mudou, e para melhor, neste sector. Que não se livra, porém, de continuar a ser o elo mais fraco de todo o sistema do futebol português.

Curiosamente, refira-se que o Adão Mendes de que tanto se fala foi testemunha de defesa de Marinho Neves num processo contra este último que correu no Tribunal de Almeida, colocado pelo então presidente da Comissão de Arbitragem da Liga, José Luís Tavares. Um processo resultante de uma reportagem do Marinho sobre o que se passava no posto de comando dos árbitros…

 

 

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s