O que pode trazer Sérgio Conceição ao FC Porto

No museu do FC Porto, onde Pinto da Costa passa os seus dias, há quatro anos que não chega um troféu de campeão nacional. É o maior hiato de sempre do presidente do FC Porto, que tinha como pior três épocas na doca seca, no virar do Milénio.

Curiosamente, Sérgio Conceição não foi apresentado no museu mas ao lado – no anel interno de circulação do Estádio do Dragão, perto da zona dos balneários, no local onde Pinto da Costa costuma estacionar o seu automóvel, num cenário decorado com quadros dos grandes momentos de glória do FC Porto (convenhamos, uma extensão do próprio museu a que PC tanto se dedica).

 

“Queres ser treinador do FC Porto?”, foi a pergunta que PC fez a Sérgio, conforme revelou. “Sim”, respondeu. “Consegues…?” Acho que sim”, foi a pergunta e a resposta que se seguiram. Sérgio Conceição acha bem. Lopetegui, Paulo Fonseca e Nuno Espírito Santo também achavam e não conseguiram.

Sérgio Conceição tem potencial. É um treinador de sangue quente e com “punch”. Mas raramente sai bem dos clubes por onde passa – veja-se o que aconteceu na sua Académica e no Sp.Braga.

Sérgio pode trazer para o FC Porto a raça que tem faltado à equipa. Mas não vai encontrar o FC Porto que conheceu enquanto jogador. Vai encontrar um FC Porto em défice, em vários sentidos, e um líder mais desgastado. Para o jovem treinador, a empatia com os adeptos será fácil mas tudo depende dos primeiros resultados e da matéria-prima que tiver. O FC Porto vai ter de vender as suas joias da coroa e compete a Sérgio fazer o que os seus antecessores não fizeram apesar do que vão dizendo por aí: escolher os jogadores.

Pode Sérgio Conceição vencer? Pode, mas será muito difícil. Terá de provar que tem estofo para um grande e terá sobretudo de não se deixar conduzir por uma máquina com aspeto de nova e peças antigas. Para já, urge verificar o estado de conservação da tal Cadeira de Sonho.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s