Boavista, o campeão injustiçado

IMG_20170518_150008[1].jpg

Temos aqui no “escritório” uma recordação de um momento histórico do nosso futebol, quando o Boavista se tornou campeão nacional. Esta bandeira foi comprada na rotunda onde se celebram as vitórias na guerra com os exércitos de Napoleão, enquanto a equipa axadrezada descia a avenida e passava pelo Parque da Cidade que tantas vezes foi local de treino, levando mesmo Jaime Pacheco a afirmar que o título começou ali a ser construído.

O Boavista foi campeão porque foi o melhor da época 2000/2001. Não tinha uma equipa de craques, tinha um pelotão de comandos, um líder que sabe de futebol como poucos e um então jovem presidente que tinha aprendido quase tudo na Universidade Valentim Loureiro.

O Boavista não foi campeão porque os outros foram fracos ou porque os árbitros ajudaram. Foi campeão porque corria e acreditava mais que todos os outros.

Todos sabem o que aconteceu poucos anos depois ao Boavista. Apesar de ter visto todos os processos do Apito Dourado/Final morrerem antes de chegarem à sala de audiências, o clube do Bessa foi relegado para a 2.ª Liga e até caiu mais fundo. Esteve quase a morrer mas conseguiu renascer das cinzas e está a crescer de época para época desde que voltou ao campeonato a que tem direito pela força da sua história e dos seus adeptos.

Muitos gostariam de ver o Porto sem Boavista e sem Salgueiros. Mas ambos resistem, com o Boavista de novo a prometer fazer sombra ao eucalipto do futebol portuense. O que começa a incomodar muita gente. Mas é sempre para esse lado que os boavisteiros dormem melhor.

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s