Opinião: Não foi o FC Porto que mudou, foi o Benfica que melhorou

O Benfica prepara-se para hoje confirmar o primeiro tetra campeonato da sua longa história, somando o 36.º título nacional e reforçando uma liderança de ranking que chegou a estar tremida. O FC Porto dominou a última década do século XX e a primeira do XXI, marcando bem a diferença em relação ao Sporting e aproximando-se muito do clube da Luz.

O FC Porto, ao contrário do que possa perder, ainda não perdeu a sua aura. Pode estar perante um inédito hiato, com Pinto da Costa, de 4 temporadas em branco, mas continua com toda a força que conquistou sobretudo nos últimos 20 anos. Os azuis e brancos não perderam qualidades – aconteceu apenas que o Benfica encontrou de novo o seu caminho.

Estes quatro títulos confirmam precisamente a mudança que aconteceu no Benfica desde que Luís Filipe Vieira chegou, depois de um tirocínio no Alverca, onde aprendeu muito com…Pinto da Costa. Vieira aprendeu futebol com o melhor e revelou-se um bom aluno. Não apenas assimilou as lições como também foi capaz de definir o seu paradigma de liderança e gestão desportiva. Com muitos erros à mistura mas, no fundo, temos de ver que o próprio Papa do nosso futebol errou muitas vezes. Os vencedores são também os que erram mas que aprendem com esses erros.

O Benfica voltou a ser o Benfica das gloriosas temporadas, o FC Porto não deixou de ser a potência que se assumiu nos últimos anos e é preciso que se diga também que o Sporting não morreu. O emblema leonina foi apanhado na ressaca destas lanchas rápidas mas está longe de ter soçobrado. Podemos não gostar do estilo de Bruno de Carvalho mas já percebemos que o presidente do Sporting também nasceu para isto e com a vantagem de ser o mais jovem de todos os líderes de grandes clubes. BdC está ainda a aprender mas Pinto da Costa e Vieira já perceberam que têm ali uma sombra que cresce. O facto de Pinto da Costa a ele se ter juntado agora, numa luta comum, confirma isso mesmo.

                                                                                                                                                     E.Q

 

 

Anúncios