Aves voa mais alto quando vai de Mota

Permitam-nos que centremos em José Mota este registo a propósito da subida do Desportivo das Aves à 1.ª Liga, o segundo clube/SAD dirigido por um brasileiro a conseguir a promoção. O treinador de 53 anos pertence à “velha guarda” dos treinadores portugueses, ou seja, é alguém que chegou à braçadeira depois de muitos quilómetros em relvados, ele que foi um lateral que deixava a pele em campo e que fez história com a camisola do Paços de Ferreira, o clube onde também se afirmou como treinador. José Mota não fala bonito, por vezes fala mesmo “grosso”, mas é um treinador com grande conhecimento do jogo e com um “feeling” que o destaca da maioria. Os trabalhos que desenvolveu falam quase sempre por si, como aconteceu quando, ao serviço do Leixões, onde chegou indicado por Vítor Oliveira (então diretor desportivo do clube matosinhense), andou algumas jornadas em primeiro e conseguiu a segunda melhor classificação de sempre do clube do Mar na 1.ª Liga, um 6.º lugar.

Obviamente, o mérito técnico desta subida não é apenas de José Mota mas também de Ivo Vieira, o treinador que iniciou a época, que construiu a equipa e que a lançou no caminho da subida. Mas esta subida tem muito o dedo de Mota, um pragmático, um treinador que não inventa, que gosta de processos de jogo simples e clássicos e que sabe tirar o melhor partido dos seus jogadores sem se armar, vamos ser diretos, em cagão. Não é um mestre da tática nem um novo Cristo que desceu à terra mas é um treinador que vive para o treino e para o jogo. Na época passada subiu o Feirense, agora subiu o Aves. Está de novo em alta embora não seja o preferido dos comentadores apaixonados pela periodização tática ou pelas gabardinas bonitas. É apenas José Mota. Simplesmente José Mota.

PS – Aqui fica também um abraço para o fisioterapeuta Vítor Pimenta, envolvido em mais uma subida e alguém de quem vamos ouvir falar muito em breve.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s