Nos 20 jogos da Liga NOS com maior assistência, 14 foram disputados no Estádio da Luz

rankng

Há muito trabalho a fazer para trazer mais gente aos estádios das competições profissionais. A LiGA NOS vai com uma média de 11 mil espectadores por jogo, número muito alavancado pelas assistências nos jogos em casa dos grandes. Este é um registo deprimente sobretudo se tivermos em conta que a média de espectadores da Bundesliga é quatro vezes superior, a da Premier League 3,5, a da La Liga 2,5 e que a Ligue 1 tem o dobro. Até a Liga turca tem mais 23% espectadores em média por jogo enquanto a grega tem o triplo da nossa.

Nos jogos já disputados, há dois acima dos 60 mil espectadores: o Benfica-FC Porto e o Benfica-Sporting. Acima dos 50 mil espectadores contam-se 13 partidas (5,34%) e acima dos 40 mil, 33 jogos (13,6%). Foram 42 os jogos acima dos 30 mil (17.28%). Um em cada cinco jogos da Liga NOS tem mais de 20 mil espetadores e foram 12 os jogos abaixo dos mil (5 em cada em casa 100).

Entre os 20 jogos da LIGA NOS com maior assistência, 14 foram disputados no Estádio da Luz, três no Dragão e outros tantos em Alvalade. Não é surpresa, por isso, que seja o Benfica o clube com melhor média: 55.015 espectadores por jogo, bem acima dos 42,863 do Sporting e dos 37.517 do FC Porto. No entanto, o Sporting é o clube com a melhor taxa de ocupação (85,64%), ligeiramente acima do Benfica (85,11%) e destacado do FC Porto (74,98%)

15 dos 20 estádios da Premier League têm taxa de ocupação acima de 95%

Como é lá por fora? Na Inglaterra, por exemplo, os 16 jogos em casa do Manchester United tiveram assistências acima dos 75 mil espectadores. O clube de Mourinho lidera este campeonato. Note-se ainda que 15 dos 20 estádios da Premier League têm uma percentagem de ocupação igual ou superior a 95%. Impressionante!

A taxa de ocupação mais baixa da Premier League é a do Sunderland, com 85%, igual às mais altas da Liga NOS.

Em Espanha, o Barcelona-Real Madrid foi o jogo com melhor assistências (98.485 espectadores). Na La Liga a média global de espectadores é de 28.080por jogo, mais 18 mil que na Liga NOS. Na Bundesliga, 14 dos 18 estádios têm uma percentagem de ocupação acima dos 90%.

Se a situação na Liga NOS não é famosa, carecendo de medidas urgentes e extraordinárias, na Liga Ledman ainda é pior. Nesse escalão, dois terços dos jogos têm menos de mil espectadores e um quarto menos de 500!

A Académica é o clube da Liga Ledman com melhor média (2.629 espectadores), seguindo-se Famalicão (2.422) e V. Guimarães B (1.642). A média global deste campeonato é de 993 espectadores por jogo. Uma última nota: na última ronda, o Leixões recebeu o Freamunde e fez a sua melhor casa da época, com 5 mil espectadores no Mar – mas as entradas foram de borla para os adeptos leixonenses.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s