Liga NOS é de longe a pior da Europa nas mudanças de treinadores mas nem tudo foi mau

A sete jornadas do fim do Campeonato, o baile dos treinadores parece estar longe do seu fim. A época em curso é já a pior dos últimos anos em termos de “chicotadas”. Mais uma mudança e tornar-se-á a pior da última década e meia. Como disse um dia alguém, não há nada tão ruim que não possa piorar.

A este nível assiste-se a um degradação em relação à época anterior, que “só” teve nove trocas de treinador, contra as 17 da temporada em curso.

Vejamos como têm sido as coisas a este nível:

15/16: 9  14/15: 8  13/14: 9  12/13: 10  11/12: 13  10/11: 13  09/10: 18  08/09:  8  07/08: 10  06/07: 12  05/06: 14  04/05: 14 03/04:  6

Verifica-se uma tendência moderadora desde 2009/10 mas parece que estamos a voltar de novo a uma cadência anormal. Note-se que na última década e meia só em seis épocas houve mais de dez mudanças de treinador.

O ciclo mais positivo está, portanto, a inverter-se. O ‘campeonato do chicote’ fala por si.

10241.jpg

                                     TREINADORES DESPEDIDOS EM 16/17 LIGA NOS

 – Paulo César Gusmão, Marítimo

 – Julio Velasquez, Belenenses

 – Erwin Sanchez, Boavista

 – Nuno Capucho, Rio Ave

 – Pepa, Moreirense

 – Carlos Pinto, Paços

 – Fabiano Soares, Estoril

 – José Peseiro, Braga

 – José Mota, Feirense

 – Manuel Machado, Nacional

 – Petit, Tondela

 – Estoril, Pedro Carmona

 – Augusto Inácio, Moreirense

 – Predrag Jokanovic, Nacional

 – Manuel Machado, Arouca

– Jorge Simão trocou por opção o Chaves pelo Sp. Braga enquanto Lito Vidigal abandonou o Arouca para ir treinar o Maccabi de Telavive.

images9DT6VZMS.jpg

Quatro clubes já mudaram duas vezes de treinador: Moreirense – Pepa, Inácio e Petit; Nacional – Manuel Machado, Jokanovic e João de Deus); Arouca – Lito Vidigal, Manuel Machado e Jorge Leitão; e Estoril – Fabiano Soares, Pedro Carmona e Pedro Emanuel. Queres ver? Pois, são precisamente os quatro piores classificadas da Liga NOS!

O dia 20 março de 2017, uma 2.ª feira,  foi o pior de todos, com uma overdose de três despedimentos de treinadores: Arouca, Nacional e Moreirense.

A presente época tem ainda a curiosidade de contar com quatro treinadores que orientaram dois clubes: Petit (Tondela e Moreirense), Manuel Machado (Nacional e Arouca), Pepa (Moreirense e Tondela) e Jorge Simão (Chaves e Braga).

Contas feitas, só 5 dos 18 clubes da Liga NOS continuam com os timoneiros que lançaram o barco ao mar: Benfica, Rui Vitória; FC Porto, Nuno Espírito Santo; Sporting, Jorge Jesus; V. Guimarães, Pedro Martins; e V. Setúbal, José Couceiro.

Curiosamente, todos os treinadores que se mantiveram de pedra e cal são portugueses!

O que se passa nos outros campeonatos? Em Itália e Inglaterra, por exemplo, a maioria da segunda metade da tabela mantém treinador do início da época. Portugal segue isoladíssimo na liderança das chicotadas. Espanha e Alemanha somam dez chicotadas enquanto a Itália tem menos uma, com o Palerma a ser o grande contribuidor, pois já vai no quarto técnico esta época e com 11 despedimentos no último ano e meio. A vida na Sicília sempre foi complicada. Até para os treinadores.

França regista 8 saídas e Inglaterra menos uma (Ranieri no Leicester, que tinha sido campeão; Karanka no Middlesbrough, q tinha subido; Francesco Guidolin no Swansea; Mike Phelan no Hull City; Bob Bradley no Swansea; Alan Pardew, Crystal Palace) .

Na 2.ª Liga nacional, a situação consegue ser pior que na principal, com 19 mudanças em 22 equipas.

Este é um baile que não tem apenas pontos negativos. A inconstância dos dirigentes abriu também as portas a muitos novos treinadores. Como são os casos de Nuno Manta Santos (Feirense), 38 anos, Vasco Seabra (Paços de Ferreira), 33, e Ricardo Soares (Chaves), 42.

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s