E se Mantorras ainda jogasse?

img_770x433$2011_09_22_16_52_00_625130

Dos novos Eusébio que surgiram depois do King jubilar-se, Pedro Mantorras foi o que esteve mais perto de ressuscitar a lenda. Mas uma lesão nos joelhos cortou-lhe as pernas. Hoje, o ponta-de-lança angolano completa 35 anos. Se os problemas físicos não o tivessem perseguido, sobretudo depois de uma operação mal sucedida, hoje ainda podia jogar. Na China, no Japão ou até no Benfica.

A último vez que o vimos jogar foi no Mundial de 2006, pela seleção de Angola. Não estava preso por arames – era todo ele  arames. Mantorras coxeava a correr mas foi a jogo e ajudou os Palancas a fazer uma campanha muito digna. Era a estrela da companhia, venerado pelos seus colegas de equipa. Tinha seis telemóveis mas não atendia nenhum.

Na Liga portuguesa, Pedro Mantorras ainda conseguiu estar presente em 132 jogos. Marcou 39 golos. Não foram muitos para os jogos que disputou mas a verdade é que depressa começou a correr ao pé-coxinho, depois de ter chegado a Portugal já com 17 anos, para mostrar o que valia na Académica, onde não foi aprovado. O Alverca catapultou-o para o Benfica, até porque Luís Filipe era o homem-forte do clube que, afinal, foi prancha de saltos para ambos. No Benfica, depressa se tornou a coqueluche e grandes clubes como o Milan e o Barça colocaram-no na mira telescópica. Vieira subiu a fasquia para 90 milhões de euros, ainda hoje uma verba exorbitante. As lesões começaram a aparecer, a cartilagem do joelho foi-se e o final de carreira foi penoso. Mantorras queria mas não podia.

Foram dez épocas no Benfica mas só quatro com efetividade e rendimento. Muito pouco para quem muito prometeu. Vamos tentar ligar ao Pedro a ver se ele agora atende.

Há coisas que não mudam.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s