Benfica e FC Porto ousadamente entre a elite do futebol europeu

rankng

Acabou a Europa para as equipas portugueses. Atenção, acabou em março.

Todos sabemos que os melhores jogadores do Mundo não estão por aqui. Só raramente um clube português pode pagar mais de 5 milhões/ano a um jogador (bem, há um treinador a ganhar 7,5 milhões). Portanto, temos o poder que temos mas lá vamos fazendo pela vida e, pasme-se, há poucos anos até tivemos duas equipas numa final europeia com outra a cair nas meias-finais…

Vamos fazer as contas (se nos enganarmos, corrijam). As nossas equipas disputaram esta época 36 jogos. Venceram 9, empataram 12 e perderam 15. O FC Porto foi a equipa que disputou mais partidas (10) e fechou com 4 vitórias, 3 empates e outras tantas derrotas, com um saldo positivo de golos (13-7). O Arouca foi a equipa que menos jogos disputou (4), não tendo conseguido vencer qualquer um deles mas empatando dois. Quanto ao Benfica, viu o pano descer com equilíbrio, com 4 vitórias, 3 empates e 4 derrotas (11-14). O Sporting foi claramente a equipa que descambou, apenas com uma vitória em seis jogos, com 5 derrotas para contar. O Rio Ave, por seu lado, saiu sem derrotas mas também sem vitórias nos dois jogos de apuramento para a fase regular da Liga Europa.

17353517_10206601098505697_1715672641197671702_n

Com tudo isto, Portugal perdeu para a Rússia uma posição no ranking de 2018/19 só terá duas equipas com acesso à fase regular da Champions, com o campeão a entrar direto e o 2.º a ter de vencer duas etapas antes de chegar lá. Contra a Gazprom e o seu poder financeiro pouco há a fazer, não é?

O Benfica está no top tem do ranking da UEFA e o FC Porto não está longe, em 13.º. O Sporting é que está bem mais longe, ocupando a 55.ª posição, logo atrás, imagine-se, do Sp.Braga. Nas últimas cinco épocas, os leões só uma vez conseguiram faturar mais de 10 mil pontos, meta sempre largamente superada por Benfica e FC Porto.

Para Portugal, vai ser cada vez mais difícil marcar pontos nas competições europeias. A Federação Portuguesa de Futebol, que tem a sua seleção nos píncaros, está consciente desta realidade. Quanto à Liga, não sabemos.

Repetir a época de 2016/17 não será mau mas teme-se que tudo só venha a piorar. O nosso mercado é uma gota de água no mercado europeu e sem transcendência a décalage estará sempre a crescer. É certo, no presente século tivemos o FC Porto a vencer a Taça UEFA, a Champions e a Liga Europa, o Sp.Braga finalista da Liga Europa, o Benfica em duas finais da Liga Europa e o Boavista semifinalista da Taça UEFA. Mas será cada vez mais difícil continuar a espetar lanças nesta Europa onde mandam os milhões.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s